segunda-feira, 13 de abril de 2009

Criando modelos com ajuda
A caixa de diálogo do instrutor, é uma boa dica de ajuda fácil para iniciantes, a qual você habilita e desabilita a qualquer momento. O SketchUp, tem grande capacidade de interação com outros serviços; por exemplo: Google Earth e o YouTube. Você pode, por exemplo, modelar sua cidade para o Google Earth, criar uma animação e publicá-la no YouTube, como a imagem a seguir.



O SketchUp também serve para modelar ambientes internos, como quartos e salas. Não há limite para a criatividade. Os modelos podem ser feitos apartir de criações de outras pessoas, ou podem ser começadas do zero. Os modelos de outros usuários, podem ser baixadas através do Google 3D Warehouse – um enorme banco de modelos.


Recursos
Os dois elementos primordiais do SketchUp são: cantos e faces, usados por todos os modelos do mesmo. Faces são formatos bidimensionais criado quando vários cantos formam uma figura e cantos são linhas retas.Uma ferramenta simples pode transformar qualquer superfície lisa em uma forma tridimensional com uma ferramenta simples. Basta “puxar e empurrar” a figura com o mouse. Por exemplo, um retângulo pode virar uma caixa em poucos cliques.
A ferramenta Follow Me apresenta um conceito inovador para criar formas tridimensionais de superfícies bidimensionais através de caminhos determinados. Por exemplo: se fizermos uma linha em L e depois criar um círculo, poderemos obter um cano. Essa ferramenta também é utilizada para arredondar cantos em modelos como corrimãos, mobílias, etc.
As partes geométricas dos modelos criados podem ser agrupadas, o que facilita a movimentação, cópia e colagem dentro do trabalho. Há também os componentes, grupos de objetos nos quais uma modificação atinge a todos eles.
Caso sua criação tenha muitos objetos, organize-os através de anotações que podem conter informações como dimensões e outros detalhes. Para criações ainda mais complexas, é possível visualizá-las em seu contexto diretamente no Google Earth.




Mais recursos
Com o SketchUp, é possível olhar dentro do seu modelo, cortando temporariamente partes do design, o que é uma ferramentede destaque no programa. Essas seções podem ser utilizadas para a criação de visualizações ortográficas.
Há também outras ferramentas de navegação que lhe permitem visualizar o modelo de uma perspectiva em primeira pessoa. Você se coloca em qualquer lugar diante do modelo com uma cabeça virtual ou então anda para explorar a criação, sendo possível até subir e descer escadas e rampas.
Criar terrenos é fácil com a ajuda de ferramentas especiais. Gere paisagens a partir de linhas importadas. Adicione linhas e vales para então criar uma estrada altamente fiel.
As dimensões são precisas e é possível imprimir seus objetos em tamanho real.

Importando e exportando
Você pode importar arquivos do tipo 3DS, DXF e DWG diretamente aos seus modelos. Também é possível trabalhar com imagens nos formatos JPG, PDF, PNG e TIFF. Elas podem ser usadas individualmente ou como parte de superfícies para a criação de modelos realísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário